sexta-feira, 15 de abril de 2011

Da série: Filme NÃO recomendado: Rio


ANTES DE VOCÊ LER SAIBA QUE O CONTEÚDO TEM SPOILER!

Quarta-feira marquei para assistir Rio com meus amigos, fomos todos animados, esperando que por ser dos criadores da "Era do Gelo" o filme seria maravilhoso. Confesso que a parte gráfica do filme, as cores, a vida e a verdade que ele passa é perfeito (na parte das IMAGENS, que fique bem claro!). Porém o enredo do filme me deixou profundamente arrependida de ter gasto meu dinheiro.

Vou explicar. O filme parece ser muito inocente. Uma arara azul é contrabandeada das nossas matas brasileiras para os EUA, e uma menininha branca, de olhos grandes e lindos fica morrendo de pena quando encontra dentro de uma caixa (que caiu de um caminhão) uma ararinha azul. Durante longos anos a menininha cria a arara, dando o nome de Blu para ela. Um dia um brasileiro vai aos EUA atrás da arara perdida, pois ela é o ultimo macho da espécie e precisa cruzar com a ultima fêmea para salvar a espécie. Ai que começa a minha REVOLTA. Eles vem para o Rio de Janeiro, na época do carnaval, e os brasileiros só estão interessados nisso, as araras são roubadas de dentro do cativeiro, por um menininho negro, pobre e favelado. Ou seja, os americanos são os salvadores da pátria, e só os brasileiros maltratam sua fauna e sua flora? Qual é a imagem que eles querem passar de nós? Que somos todos ladrões? Que todo negro é ladrão e favelado?
Em seguida começa a procura pelas as araras e sabe onde elas estão? Na favela, nas mãos de TRAFICANTES, o menininho recebe R$ 2 (eu acho) para fazer isso! Elas conseguem fugir de lá, e uma cacatua (que pertence ao traficante chefe) coloca macacos LADRÕES para procurá-las. (Os macacos roubavam os gringos que estavam na cidade curtindo o carnaval!) OU SEJA, a todo momento a imagem que se passa do Brasil no filme é essa. Todos os brasileiros só pensam em carnaval, andam semi-nus nas ruas, são todos bandidos "contrabandeadores", se é que existe essa palavra. Não mostra o gringo comprando os animais contrabandeados, não mostra a quantidade de dinheiro que eles disponibilizam para vir aqui nos roubar, destruir a nossa mata.

Lógico que no fim do filme tudo acaba bem. Os mocinhos se dão bem, e os vilões se ferram. Mas o problema é o que fica no meio da história, as coisas que "passam despercebidas".

O que mais me deixou revoltada é que o diretor de "Rio" é um brasileiro que mora a alguns anos nos EUA, e ele permitiu essa imagem ser passada para milhares de pessoas no mundo inteiro. Onde nós vamos parar?

Se você já assistiu e tem outra opinião, ou até a mesma, por favor expresse aqui. Nós ficaremos muito gratas com o seu pitaco!

Beijos de Cereja

9 comentários:

  1. eu pensei tanto nesse filme esses dias, porque tinham muitas coisas com o tema dela na feira de brinquedos em São Paulo, então fiquei imaginando que o filme devia ser bombááástico!
    Já fiquei revoltada com essas coisinhas sobre o Brasil, não suporto filmes que focam nesses aspectos negativos!
    Já perdeu todos os pontos comigo!

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti, mas pelos seus comentários, já não gostei!
    By: Lu

    ResponderExcluir
  3. Se você vice os epsódio dos simpsons no Brasil você morreria de ataque epilético...
    Na minha opinião não se trata disso, essa tal "imagem negativa" nos acompanha a dezenas de anos e é fruto de todo o nosso passado, e presente corrupto e sem cultura e quando digo cultura não falo apenas de educação...
    Acabo de assistir ao filme e me diverti muito, sei que o filme foi feito sob a ótica e um estrangeiro (apesar do diretor ser brasileiro), a questão é não da para querer impor uma imagem a imagem de uma pessoa ou um pais é construida com o tempo com as obras por ela (no caso da pessoa) feitas ou com as conquistas de um pais durante sua história. Nosso caso o problema vem de longe é só você estudar um pouquinho da história do Brasil para ver...
    "É pelos frutos que se conhece uma arvore"
    Amo essa nação e espero que um dia ela seja reconhecida pelos seus bons frutos. Não que o Brasil não os tenha, o problema é que ainda são poucos e pequenos perto dos enormes e numerosos maus frutos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa agora eu fiquei revoltada. Os EUA sempre foram assim tentando passar para o mundo essa falsa inocência, como se eles fossem perfeitos. Brasil não tem só ladrão como o EUA não tem nada de perfeito, o problema é quando o mundo vai ver isso.
    bjs, K.
    Girl Spoiled

    ResponderExcluir
  5. Linaaaaaa e meninas.... adorei o blog de vcs.
    Lina, já tinha entrado nesse blog, mas nem sabia que era tu quem escrevias. parabéns mesmooo vou colocar ele na lista de blogs que eu visito lá no meu blog.

    bj, bj bj

    www.ama-visse.blogspot.com

    olhem lá, meninas.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo,concordo em partes contigo,embora discorde totalmente quando dizes que o Brasil tem poucos e pequenos frutos.
    Nosso país vem crescendo e amadurencendo bastante nos últimos anos, a ponto de virarmos referência econômica.
    Com certeza lembras dessa grande crise que quebrou muitos segmentos nos EUA e nós passamos por ela sem grandes prejuízos.
    Nossa cultura é forte,temos pontos muito marcantes que podem ser explorados e não são.
    O problema?
    Sempre ser dada mais visibilidade aos pontos negativos (os quais todo e qualquer país tem)e dessa forma fixando a cada dia a concepção de que no Brasil só tem corrupção e tráfico.
    Obrigada por seu comentário!
    :)

    ResponderExcluir
  7. Me revoltei agora, ta em cartaz aqui, mas nem vou perder meu tempo!!
    Com certeza o Brasiç n é perfeito , temos muito o que melhorar, mas isso n vai acontecer enquanto permitirmos que o nosso país seja visto dessa forma: corrupto, o tal jeitinho brasileiro..
    Concordo com a Lari, não haveria contabando se não houvesse comprador, e fiquei muito triste de saber que um brasileiro deixou seu país ser retratado assim!
    Mas acredito q na mudança e somos nós que temos q faze-la acontecer!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Então, Marcelo. Concordo com você em alguns quesitos. Nosso país tem aquele problema de corrupção, tem o velho jeito brasileiro de resolver as coisas, de acabar e pizza, a falta de cultura é evidente. Mas isso não justifica o fato do preconceito deles com os negros brasileiros, por exemplo. Isso é uma falta de respeito! Não podemos admitir isso. Vamos permitir que as nossas crianças cresçam com preconceito contra seus colegas por serem negros e/ou viverem em uma favela?
    O Brasil não se resume nisso. O filme é engraçadinho sim, tem imagens lindas, mas as mensagens subliminares dele é completamente desnecessária. Qual o objetivo deles em denegrir dessa forma? Nós não pedimos para ninguém fazer um filme retratando nosso país, mas já que decidiram fazer, devem agradar a gregos e troianos!

    Beijos, e ameeei seu comentário, continue expondo sua opinião para nós! :D

    ResponderExcluir
  9. Gente pelo o amor de Deus!!!!!!O filme retrata de uma forma muito leve a nossa realidade. Por que esconder isso do mundo? O que devemos fazer é tentar mudar esta situação com ações e não com hipocrisia. Não vi mal nenhum retratar os "trombadinhas", que existem no mundo todo, através dos macacos. Vários países retratam a sua realidade através de filmes ou vcs nunca viram Quem quer ser um milionário? Será que os indianos ficaram ofendidos com isso? Por favor, vamos parar com essa bobagem, com essa tolice de se sentir ofendidos por qualquer coisa, se a animação fosse igual ao episódio dos Simpsons (totalmente ofensivo) daria razão a estes comentários tão sem noção. Assistam sem medo e divirtam-se.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...