sábado, 9 de abril de 2011

Resenha Desventuras em série


Desventuras em série
Livro um: Mau começo
Lemony Snicket
Editora: Cia. das Letras


Mau començo é o primeiro dos 13 livros da série de Lemony Snicket (heterônimo de Daniel Handler), com adaptação para o cinema.
O livro começa com uma mensagem muito bem humorada do autor: "Sinto muito dizer que o livro que você tem nas mãos é bastante desagradável.
Conta a infeliz história de três crianças muito sem sorte. Apesar de encantadores e inteligentes, os irmãos Baudelaire levam uma vida esmagada por aflições e infortúnios.
Logo no primeiro capítulo as crianças estão na praia e recebem uma trágica notícia. A infelicidade segue os seus passos, como se eles fossem ímãs que atraíssem desgraças.
Neste pequeno volume, os três jovens têm que lidar com um repulsivo vilão dominado pela cobiça, com roupas que pinicam o corpo, um incêndio calamitoso, um plano para roubar a fortuna deles e mingau frio servido como café da manhã.
É meu triste dever pôr no papel essas histórias lamentáveis. Mas não há nada que o impeça de largar o livro imediatamente e sair para outra leitura sobre coisas alegres, se é isso que você prefere."

E então começa a história de Violet, a irmã mais velha, metida a inventora, Klaus, o irmão do meio apaixonado por leitura (alguém se identifica? o/) e Sunny, a bebê com 4 dentinhos que adooooram entrar em ação!

Não vou contar a história pra não soltar spoiler, mas vou falar minhas impressões:
Comecei a ler esse livro em fevereiro e só hoje terminei (sim, você não leu errado: demorei toooodo esse tempo pra ler um livinho de 148 páginas!)
Quem me conhece sabe que devoro livros muito rapidamente,mas esse... foi um sofrimento!
A leitura é leve, linguagem clara (clara até demais!), o autor costuma escrever: "palavra tal é usada aqui no sentido tal".
Isso conquista muitos leitores, mas confesso que não me conquistou!
Não gosto muito de histórias em que TUDO dá errado, uma tragédia atrás da outra!
E tem coisas tãão absurdas, que aborrecem.
A narrativa é bem generosa em detalhes, mas cria aquela ambientação 'tudo estranho, sujo e bizarro' que não faz muito meu estilo.

O amigo que me emprestou o livro AMA exatamente os pontos que eu não gostei, e isso só reforça a importância de respeitarmos as diferentes afinidades literárias. Portanto, queridos e queridas, não quero aqui dizer que o livro é ruim: de forma alguma!
Estou apenas dizendo que não me agrada esse estilo de livro, mas nem de longe foi um tempo perdido: livro é sempre livro, seu valor é inegável!
E vocês? Já leram?
Concordam ou discordam de minha opinião?


beijos sonhadores!

OBS.: clique na imagem para ver perfil do Skoob

Um comentário:

  1. o jeito como você descreveu me lembrou mt de "tudo depende de como você vê as coisas". é realmente o tipo de livro q eu não engulo (não terminei de ler) :x
    mas né.. respeitemos as opiniões

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...