quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Doação de Medula Óssea

Vamos falar mais uma vez de ajuda ao próximo?
Já falamos no blog sobre a doação de sangue, e que a cada bolsa você pode ajudar quatro pessoas, mas você já pensou em ajudar uma pessoa a se curar, por exemplo, de leucemia (câncer no sangue)? Então que tal descobrir algumas outras coisas sobre isso?

A medula óssea é responsável em fabricar os componentes do nosso sangue, e quando uma pessoa tem algum problema que prejudique sua função é aconselhado um transplante, porém nem todos encontram em seus familiares o doador compatível e suas chances ficam muito mais difíceis. A chance se torna de UMA em CEM MIL! Então por isso são organizados Registros de Doadores Voluntários de Medula Óssea, que visa cadastrar voluntários para a doação, e quando um paciente não encontra seu doador dentro da família esse registro é consultado. Quando um doador é encontrado vira uma grande festa, e ele é chamado para a punção. Não posso dizer que é fácil, e tão indolor quanto uma doação de sangue, porque é mentira. Causa um desconforto considerável  e passageiro para o doador, mas para o doente, é a diferença entre a vida e a morte!

O que é preciso para doar?

  • Você precisa ter entre 18 e 55 anos e apresentar um estado bom de saúde (não ter doença infecciosa ou incapacitante)
Onde doar?

  • Você pode fazer sua doação nos Hemocentros do Estado e pra quem é do Rio de Janeiro, além do Hemorio o INCA (Instituto Nacional do Câncer) também faz a coleta de sangue e o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 14h30, e aos sábados, de 8h às 12h. Não é necessário agendamento. Para mais informações, ligue para (21) 2506-6064.


Importante


Um doador de medula óssea deve manter seu cadastro sempre atualizado. Caso haja alguma mudança a pessoa deve entrar em contato com o REDOME: (21) 3970-4100 / redome@inca.gov.br ou com o Hemocentro do Estado no qual se cadastrou.
O Transplante de Medula Óssea é a unica esperança de cura para muitos portadores de leucemias e outras doenças do sangue.



Você se interessou? quer mais informações? existe o site do INCA que fala com muito mais detalhes do que eu falei aqui, e além dele existe um folder em PDF que você pode abrir clicando aqui e nele informa tudo. Demora um pouquinho para abrir, mas tenha paciência que abre! hehe.




XOXO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...