terça-feira, 19 de outubro de 2010

Doe vida...


Olááá, estreando o quadro de dicas de saúde (momento terapeuta :D), vamos falar um pouquinho sobre doação de sangue. Que tal?

Todos nós já ouvimos o bordão "doar sangue é um ato de amor"... e é mesmo!
Muuuuitas pessoas necessitam receber sangue com frequencia por conta de anemia falciforme, por exemplo (tenho um amigo que se enquadra nesse caso), outras tantas precisam repor sangue durante cirurgias...enfim! A necessidade de sangue por todo o país é enooorme!
Infelizmente, o número de doadores cadastrados ainda não é suficiente para suprir essa necessidade.
Vou contar como é a minha experiência como doadora: a cada 4 meses (intervalo recomendado para mulheres. No caso do homem, a cada 3 meses é possível uma nova doação) vou ao hemocentro da minha cidade e já encontro um clima muuuuito agradável! Os funcionários são gentis, esclarecem suas dúvidas e cuidam com tanto carinho de mim...passo primeiro por uma pré-triagem, onde verificam minha pressão arterial, taxa de hemoglobina, dentre outras coisas. Depois disso, vou para a triagem em que são feitas algumas perguntas sobre minha saúde, hábitos de sono, alimentação e outros aspectos do cotidiano.
Passando essa etapa, geralmente eles me dão um lanchinho (não é padrão, acho que a enfermeira sempre me acha magrinha...heheheh). Aí sim, vou para a sala de coleta.
Confesso: tenho medo de agulha!
Mas o que é uma picadinha? Penso sempre no quanto posso ajudar quem vai receber aquele sangue (cada bolsa de sangue coletada, tendo em média 450ml, pode ser doada a até 3 pessoas!).
No final, o hemocentro disponibiliza um lanche saudável e todos os cuidados para que você saia de lá super bem e já contando os dias para voltar!
A sensação é indescritível!
Para doar sangue, você precisa obedecer a algumas condições básicas:

  • Sentir-se bem, com saúde;
  • Apresentar documento com foto, válido em todo território nacional;
  • Ter entre 18 e 65 anos de idade;
  • Ter peso acima de 50Kg.

No dia da doação, você precisa ir ao hemocentro bem alimentado e descansado, evitar a ingestão de álcool e evitar fumar, o que é válido também para depois da doação, bem como evitar esforço e ainda ingerir bastante líquido.

Seja você também um doador!


Informações complementares podem ser encontradas no site do Ministério da Saúde. Lá você encontra também uma lista com o hemocentro mais próximo da sua casa!

Faça a diferença!!


Fonte: Ministério da Saúde

(http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=27484&janela=1)


@braços

3 comentários:

  1. Esta ai uma dica de postagem que todos deveriam ficar atentos, saude é coisa seria e as pessoas esquecem disso.
    Gostei da sua postagem e gostei do blog todo, que layout fofo.
    Estao de parabens pelo lindo trabalho que tem feito.
    E gostei da resaenha de Cabeça de Vento, acredita que ainda não li?! POis bem, verdade. Da ate raiva. Mas ainda conseguirei le.

    Beijinhos e amei mesmo aqui.

    Lilia Reis
    Leituras & Fofuras

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Lilia...
    se cada um de nós fizer sua parte, os hemocentros e os pacientes agradecem imensamente!
    E obrigada pelo elogio ao blog, vou visitar e seguir o seu!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Pode crer curti muito!!! E é isso mesmo é muito importante incentivar as pessoas a doarem sangue pq é insubstituivel e doando vc pode salvar até 4 vidas.
    Parabéns pelo Blog!!!
    bjs♥

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...